25.11.11




Quinta passada, dia 17/11/2011, Jeff Buckley completaria 45 anos se estivesse vivo, e nós do Logindie achamos que era uma boa hora pra falar de um dos melhores músicos que o blues já conheceu.

Filho de outro músico, Tim Buckley, Jeff cresceu numa casa cheia de instrumentos e sempre foi incentivado pela família nesse sentido; era inevitável que acabasse seguindo o caminho de seu pai. Com inspirações que variam do jazz ao punk, criou uma maneira de compor completamente diferente da cena musical da época, e em 1994 lançou seu primeiro álbum, Grace.

Aí vai uma das músicas do álbum, um cover de Hallelujah, do Leonard Cohen (e na humilde opinião deste que vos fala, a melhor versão da música).

Seu primeiro álbum, o único lançado com ele ainda vivo, havia sido bem recebido pela crítica, Buckley havia feito turnês no mundo todo, porém a glória durou pouco. Teve sua carreira brutalmente interrompida por sua morte, aos 31 anos. Não, ele não morreu em circunstâncias misteriosas, não morreu de overdose nem nenhum desses clichés de astros do rock. Uma noite, enquanto dava um mergulho em um lago no Tenessee, um barco passou e ele foi levado pela correnteza, se afogando.

Mesmo depois de morto, continua tendo seu trabalho reconhecido até hoje. A cada dois anos sai um dvd ao vivo ou um álbum de b-sides do cara, e até caras com o Thom Yorke e o Damien Rice já falaram sobre como Buckley influenciou em suas músicas.

Curtiu? Aí embaixo vai a discografia. E aí vai uma dica: Grace é um ótimo pra ouvir antes de dormir.


Jeff Buckley - Grace [1994]

Multiupload

Jeff Buckley - Sketches for My Sweetheart The Drunk [1998]

Multiupload



Nenhum comentário:

Postar um comentário