11.11.11


O post retrô é um espaço onde, toda semana, nós vamos falar de alguém, alguma banda ou algum álbum que foi importante para a história da música.
E pra começar, o disco escolhido foi o “Kid-A”, quarto disco de estúdio do Radiohead, lançado em 2000. Ele foi o sucessor do aclamado “Ok Computer” e, particularmente, eu acho o melhor registro da banda.

Nesse álbum foram abandonadas as guitarras barulhentas, que deram lugar a instrumentos mais experimentais, e mesmo quando se ouve uma guitarra ela aparece de forma minimalista na música. Ele foi o divisor de águas do Radiohead barulhento para o Radiohead que conhecemos hoje.

É um álbum um tanto “anticomercial” que deu certo de alguma forma, tanto que atingiu o primeiro lugar das paradas em seis países, incluindo o UK Albums Chart e a Billboard 200. Fora que foi escolhido como primeiro lugar nos melhores 200 álbuns dos anos 2000 pela Pitchfork Media e melhor álbum da década pela Rolling Stone.


"How to Disappear Completely", quarta faixa do disco foi considerada pelo próprio Thom Yorke como a melhor música da banda, ela foi inspirada por Michael Stipe (do R.E.M.), que aconselhou Yorke a falar para si mesmo, "I'm not here/this isn't happening" ("Eu não estou aqui/isso não está acontecendo") quando ele estava deprimido ou ansioso, como aponta o site Thom Yorke BR.
Bom download, e nos vemos por aí!

Radiohead - [2000] Kid-A


Nenhum comentário:

Postar um comentário